Limpar arquivos desnecessários do Windows com o Revo Uninstaller


Os arquivos-lixo são arquivos temporários criados pelos diversos programas do computador. Mas muitas vezes, por algum erro do sistema, eles acabam permanecendo no disco rígido, prejudicando o PC.
Normalmente, eles têm funções momentâneas e costumam ser descartados quando os programas que os criaram são fechados. Mas o processo de apagamento desses arquivos pode não ocorrer da forma correta devido a algum erro ou um desligamento inesperado, fazendo com que estes arquivos permaneçam gravados. A consequência disso é, muitas vezes, a redução do espaço em disco e/ou da velocidade e performance do sistema.
Para evitar esse tipo de problemas, alguns programas como o Revo Uninstaller oferecem ferramentas que permitem a detecção e exclusão desses arquivos, sem danificar os outros. Os passos a seguir ensinam como limpar arquivos desnecessários do Windows.
Passo 1. Faça o download do Revo Uninstaller . O Revo Uninstaller é um programa multitarefas, voltado para melhoria do desempenho dos PCs e pode ser útil para outras atividades.
Passo 2. Depois de baixado e instalado, acesse o Revo Uninstaller e selecione a opção “Ferramentas”, na barra de opções, na parte superior da janela.
Na barra de ferramentas do programa, selecione a opção Ferramentas (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)
Passo 3. Em seguida, acesse o “Limpador de Arquivos-lixo”, última opção das três listadas do lado esquerdo da janela do programa. Depois, selecione a opção “Verificar”, que surgirá na barra de ferramentas do programa, na parte superior da janela;
Selecione a opção "Limpador de Arquivos-lixo" e depois a opção "Verificar" na barra de ferramentas, no canto superior da janela (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)
Passo 4. O programa rodará uma verificação para buscar pelos arquivos-lixo armazenados no PC. É preciso esperar alguns instantes. O tempo de espera dependerá do sistema e do número de arquivos buscados. É importante fezer isso sem nenhum outro programa aberto, ou arquivos que estão sendo usados naquele momento serão detectados, mas não poderão ser excluídos, pois estão em uso. Ao fim, todos serão listados e pré-selecionados. Para deletá-los, basta selecionar “Excluir”, novamente na barra de ferramentas. É possível buscar e desmarcar algum arquivo que não se deseja excluir dentro da lista exibida.
Todos os arquivos-lixo detectados serão listados ao lado, para excluí-los basta clicar em "Excluir", na barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)